Monday, May 23, 2005

Análise de sites segundo o texto "O lide do próximo milênio"

1. Leveza
Folha Online


Um bom exemplo de site cuja principal característica é a leveza, ou seja, preocupado com a absorção da mensagem pelo internauta, é a Folha Online, jornal em tempo real diferente da edição impressa da Folha de S.Paulo.

Logo na home-page já é possível perceber um esquema organizacional simples: a manchete está no alto, geralmente acompanhada de foto. Há apenas uma coluna de texto e pouca propaganda. Do lado esquerdo fica o menu, por meio do qual é possível acessar as editorias, que são as mesmas encontradas na FSP.

O visual é limpo e claro, amigável até mesmo ao internauta iniciante. As notícias, logicamente, são organizadas de forma hierárquica: as mais importantes estão no alto da página; as demais, inclusive as mais antigas, estão dispostas entre o meio e o fim da página. É importante ressaltar que a Folha Online geralmente não é um site com muitas atualizações diárias. Há dias em que são publicadas apenas 10 ou 15 notícias na seção Cotidiano, por exemplo.
A navegação, fácil e intuitiva, permite encontrar facilmente uma notícia depois de poucos cliques, ou mesmo após utilizar o sistema de busca. Os textos, em sua grande maioria, são curtos e escritos em linguagem acessível e com fontes grandes, o que agiliza a leitura.

2. Rapidez

Terra

O portal apresenta na seção Últimas Notícias notas com os principais acontecimentos do dia. De minuto em minuto, o site, além de atualizar as informações já postadas, é alimentado com novas notícias.

Esse trabalho é praticamente realizado em tempo real, tanto que é comum encontrar no mesmo minuto mais de uma notícia.

Às 12h57 do dia 20 de maio, por exemplo, exibia-se ao mesmo tempo duas manchetes: “Bush pode vetar leis sobre células-tronco” e “Nintendo dará detalhes sobre Revolution até o final do ano”.

A cobertura em tempo real só é possível devido à velocidade, a instantaneidade e ausência de limites físicos de espaço.

É interessante perceber que esse grande volume de informações serve de referência para os outros meios de comunicação. Muitas pautas de matérias surgem por meio da cobertura produzida por sites como o Terra ou seções de notícias em geral na web.

3. Exatidão
Último Segundo

O site Último Segundo tem como objetivo comunicar notícias através de informações enxutas, precisas e concisas, tendo como foco ir direto ao ponto, ou seja, transmitir ao leitor o que realmente precisa ser comunicado, o que considera ser importante para entender o assunto.

Os textos apresentados são curtos, sem excesso de dados desnecessários e adjetivos. Já os títulos, subtítulos e lides resumem a notícia, sempre de forma direta, consistente e com impacto no leitor.

As informações são divididas em seções para facilitar a navegação, de forma que o internauta encontre o que procura sem dispersão. Nas divisões nos deparamos com links que complementam o que pesquisamos.

No entanto, nem sempre o site consegue evitar os ruídos que podem distrair o leitor. Um exemplo é a notícia veiculada no dia 17 de maio, sobre a cantora Kylie Minogue. A cantora pop australiana anunciou que está com câncer de mama, e um link na página principal levava o internauta a todas as informações sobre o caso e, bem abaixo, depois de uma notícia não relacionada, estava um outro link com fotos da cantora.

Outro exemplo é do dia 20 de maio, em que uma foto de Saddam Hussein de cueca esteve em evidência na página inicial do portal, mas a chamada logo acima da foto não tem estebeleceu relação com a foto, noticiando fatos sobre a Amazônia e confundindo o leitor.

4. Visibilidade / 6. Consistência
No Mínimo

O site No Mínimo, primogênito do antigo No Ponto, é um exemplo de visibilidade e de boa exposição e qualidade das informações. Conhecido por seu excelente time de colunistas, que inclui Zuenir Ventura, Arthur Dapieve, Ricardo Kotscho, Augusto Nunes, Tutty Vasques, para não citar outros tantos, o leitor que procura por uma coluna específica pode achá-la de forma simples, bastando apenas clicar no nome do cronista localizado no lado esquerdo da tela, na cor cinza.

O site também pode ser classificado como leve, pois o tipo de fonte que é usada, facilita a leitura e, sem muitos banners, pop-up, e anúncios de casas de eletrodomésticos e livrarias, que pulam na sua cara a cada novo click, o “Nomínimo” é exemplo de conteúdo consistente e analítico. Justamente por isso, aquele internauta mais avoado, que está acostumado com a concisão das notícias do IG ou do Terra, com a superficialidade das notícias do “Babado.com”, certamente não se habituarão às densas análises de Ricardo Setti e às bem humoradas histórias de Zuenir Ventura e sua gangue.

Para esse tipo de leitor, o “Nomínimo” oferece as curtas notas do humorista Tutty Vasques. Além disso, se o mesmo leitor não tiver disposição e fôlego para ler a coluna de determinado fulano, em um determinado momento, em todas as páginas existe um mecanismo intitulado “enviar”, que ele pode enviar o conteúdo para si mesmo, ou para um amigo, exatamente como previu o jornalista Fernando Villela no texto “O lide do próximo milênio”, objeto de apoio para essa análise.

Esse mecanismo está localizado sempre abaixo da assinatura de cada cronista, ao lado do link para a opção imprimir, na canto superior direito da página. Aliás, como também disse Villela, o “Nomínimo” pode criar uma extensão para o mundo real e, através da opção imprimir, materializar-se numa folha de sulfite, tornando-se portátil.

No mesmo canto superior da tela, à direita, é possível verificar o histórico das crônicas escritas pelo autor nas semanas anteriores, numa espécie de banco de dados. Além disso, o site também oferece a opção de “assinatura”, ou seja, o usuário se cadastra e recebe as colunas no seu e-mail, sempre que elas forem atualizadas durante a semana.

Outros pontos fortes desse site são o sistema de busca e galeria de imagens, as reportagens, link para blogs conhecidos e, ponto principal de qualquer portal de discussões intelectuais, oportunidade para debate de leitores e opinião no “fala leitor”.

Com tudo isso, o “Nomínimo” se destaca como página de idéias. Feito para aqueles que gostam da leitura de jornais e, ao longo do dia, gostam também de beliscar e saborear novas idéias sobre tudo, desde música até as últimas mancadas dadas pelos nossos governantes, através da Internet - prova de que é possível investir em conteúdo diferenciado, consistente e bem organizado.


5. Multiplicidade
Gamespot

Considerado por muitos o melhor website especializado em games do mundo, o GameSpot leva às últimas conseqüências os conceitos de interatividade e multiplicidade, e é um bom exemplo de veículo de interesse específico ricamente elaborado.

Tendo seu conteúdo dividido entre cada console, possibilitando ao usuário filtrar a informação que lhe interessa pelos sistemas que possui, o site não se limita apenas a dar a notícia ou avaliar extensamente um jogo, mas traz também trailers, reportagens e até mini-documentários em vídeo, além de trabalhar com animações em flash, clipes de som e muitas imagens.


Associando-se ao GameSpot (por uma taxa mensal), o usuário tem acesso a diversos ‘upgrades’, entre eles uma ferramenta com a qual ele pode enviar suas próprias análises de jogos. Já o fórum do site movimenta um número impressionante de usuários (nas horas visitadas o site tinha mais de 5 mil associados online), e é dividido em incontáveis comunidades e tópicos interativos, sendo que cada notícia ou novo jogo publicado no site tem um link para um tópico de discussão.


Outro recurso que chama a atenção são os chamados “unions”, espécies de blog-zines coletivos criados, atualizados e administrados por grupos de usuários, porém hospedados pelo GameSpot, que concede níveis e selos de qualidade aos mesmos. Existem milhares deles, relacionados a um ou mais jogos, ou mesmo a determinados consoles, empresas, personagens e até softhouses (desenvolvedoras de games).

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