O site Desvirtual, projeto da artista de web e professora da PUC Gisele Builgueman, é descrito perfeitamente pela expressão "less is more", em português "menos é mais". Nada de figuras, animações ou qualquer tipo de efeito: apenas o texto do link, claro e direto. Aliás, o próprio nome já diz respeito a uma desconstrução, seja no que se refere às palavras ou mesmo ao próprio sentido das coisas.
Bem ilustrativo é o trabalho "esc for escape", nas palavras dela mesma "um projeto sobre o mundo das mensagens de erro". Tratam-se, principalmente, das angústias nestes dias dominados pela tecnologia. Computadores, celulares, caixas eletrônicos, DVD players... todos sujeitos a problemas de operação, ou melhor, a falhas na comunicação com os usuários. A imagem da mulher assustada que antecede as mensagens é perfeita. É como se fosse um grito de "chega!" ou "não agüento mais".
Esse não é um assunto novo, mas a abordagem de um tema tão banal como sendo arte é inovadora, e se tornou famosa por isso. A pop art, por exemplo, deu origem ao trabalho "wop art", a junção entre web e pop para apresentar uma nova arte, que no caso consiste em uma animação simples, em preto e branco, de vários pixels em movimentos circulares, ou "Paisagem0", que preenche a tela branca com uma única frase.
A navegação, à primeira vista, parece simples. Entretanto, as páginas não seguem um modelo, o que faz com que a usabilidade do site seja um tanto complicada. Aqui se tem a subversão de quase tudo, e isso faz todo o sentido: a artista segue, mais uma vez, o desmonte do virtual, ou, ainda, cria o "desvirtual".
Tuesday, September 20, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment