Tuesday, September 20, 2005

The Big Picture


A utilização de linguagens diversificadas na internet está cada vez mais presente. A convergência entre imagens, vídeo, fotos, áudio e texto permite a união de formas de comunicação distintas em um único espaço, ampliando o leque de informações oferecidas.

O mega-portal norte-americano MSNBC é um dos que utiliza esse cruzamento de linguagens para produzir reportagens especiais, chamadas de “The Big Picture”, uma fusão de live-streaming, texto e interatividade apresentada como se fosse um programa de TV “vitaminado”.

A reportagem analisada trata do Oscar 2005. Divida em 6 blocos, ela permite que eles sejam acessados independentemente, ou vistos de uma só vez em ordem pré-estabelecida. Ao clicar no botão “play all”, o usuário vê sua tela ser dividida em diversos campos, num dos quais fica a âncora do programa. No campo maior, é apresentada a reportagem audiovisual, e logo abaixo surgem informações e links em textos relacionados aos assuntos da matéria. Do lado esquerdo, o usuário pode deixar seus comentários sobre os assuntos propostos.

Cada segmento traz, além de informação e entrevistas, espécies de jogos interativos, como um em que o usuário cria sua própria cinebiografia, selecionando atriz principal e diretor e apresentando sua proposta ao estúdio, ou outro em que ele pode avaliar os melhores e piores vestidos da cerimônia. Entre um segmento e outro, a âncora diz que eles precisam “pagar as contas”, e tem início um breve comercial dos patrocinadores.

Recursos como o “The Big Picture” são reflexo, acima de tudo, da popularização da internet de banda-larga. Pesquisas indicam que a porcentagem de usuários que dispõem de conexão de alta velocidade em casa ou no trabalho, nos EUA, já alcança os 55%.

Do ponto de vista da produção de conteúdo, a novidade é dos melhores exemplos de como utilizar tantos recursos de modo a não transformá-los em simples enfeites. Desde a pauta até a formatação final, a reportagem é pensada de modo a conquistar e, principalmente, manter a atenção do internauta. O resultado é informação ágil, sedutora e atraente, sem perder a relevância. Exceto pela parte de dar nota para o vestido das atrizes, talvez... :P

2 comments:

André Sirangelo said...

Oh meu deus, spam em comentarios de blog!

Daniela said...

Pois então, spam tá em tudo. Bom, gostei do texto sobre o desvirtual; acho mesmo que a "fruição" caminha por aí; o esc for escape foi "exposto" no itaú cultural em julho do ano passado. sobre o msnbc, programa de tv vitaminado é uma boa observação! o desenvolvimento da linguagem vai pelas pesquisas também para produção de conteúdo em tv digital. a nota de vocês é 10. abs