Thursday, October 16, 2008

O governador está nu


O confronto entre policiais civis e militares no Morumbi nesta quinta-feira, 16, foi o ponto alto da política do governo José Serra. Intransigência sempre foi a marca desse político soturno, com cara de mordomo de filme de terror e jeitão de ator canastrão dos anos 60. Na época da campanha de Geraldo Alckmin os “asponis”, aqueles que surgem de todos os lados e acham que sabem de tudo, viviam dizendo que Serra não funciona sob pressão e jamais entraria na campanha se a imprensa e os líderes políticos ficassem pressionando-o. “Ele é durão”, “ele é turrão”, entre outros “ãos” que diziam sobre o ilustríssimo.

Pois bem, com os policiais civis de São Paulo foi a mesma coisa. Há um mês em greve, eles tentam negociar melhores condições de trabalho com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública e não tiveram resultados minimamente satisfatórios. Pior, há pelo menos duas semanas a SSP se recusa a prosseguir as discussões, sob a tutela e orientação do magnanimo.

Acontece que um movimento grevista não recua até ambas as partes sedam e um acordo seja referendado. Qualquer greve com paralisação é assim. Qualquer greve normal se faz com protesto e panelada na porta das sedes de governo. É assim na Europa, na Ásia ou até nos rincões da América do Sul.

Mas em São Paulo é diferente. Chegar até a porta do Palácio dos Bandeirantes é uma dádiva para qualquer sindicalista minimamente acostumado com piquetes e confusão em porta de fábrica. A sede do governo paulista é a sinagoga onde qualquer manifestação que não seja de unção do santo governo é tida como ameaça, a ser repelida a todo custo.

Entretanto, a greve dos policiais civis não é uma paralisação comum. É a greve de policiais que andam armados, independente de estarem ou não em serviço. É a greve dos caras que são alvos do PCC e que constantemente são tocaiados em vielas pela periferia da cidade. Gente que dorme com a arma embaixo do travesseiro e desconfia até do filho recém-nascido.

Ora, povo meu. O governador e a PM não sabiam que ali estavam dois mil homens francamente armados e potencialmente explosivos?

Ora, caros, dar tratamento de sindicalista para uma turba armada até os dentes é assinar atestado de idiotice! Os policiais civis e militares são rivais naturalmente, independente de greve ou não. Quando estava no programa "Força Tarefa", presenciei esse “ódio” várias vezes, de ambos os lados. Militares que acabavam com investigações civis de semana, ou civis que queriam levar os méritos da “cana” dos militares.

Em sua síntese, as duas maiores forças policiais do país são diferentes. Os militares são organizados, obedecem a hierarquia acima de qualquer coisa, cumprem horário religiosamente e andam de uniforme feito garis. Os civis são iguais aos primos malandros que todo mundo tem. Andam desalinhados, chamam o chefe de "mano" e raramente cumprem horário. Usam a viatura para fins pessoais e tomam café na padaria sem pagar. Um tem inveja do outro. O primo engomadinho quer ser descolado, o descolado quer ser inteligente e ter as oportunidades de crescimento do riquinho. Nessa pegada, colocar as duas forças frente a frente é a mesma coisa que dizer para dois irmãos que eles terão que disputar a mesada no tapa.

Antes do fim da frase os dois já estão rolando no chão.

Dito isso, o confronto entre as duas ordens policiais de São Paulo foi um erro colossal do governo Serra que poderia ter custado dezenas de vidas. Quem viu imagens e fotos soube que os policiais civis estavam armados até os dentes. Soube também que uma tragédia maior não aconteceu por puro “equilíbrio” daqueles que seguravam as armas.

O governador correu a colocar a culpa do PT e nos sindicatos, como é de sua personalidade sempre que a coisa aperta. Mas o que aconteceu nessa quinta-feira é reflexo de uma política irracional praticada pelo Palácio dos Bandeirantes desde a época de Mário Covas. O episódio serviu para arreganhar as entranhas da intransigência maléfica do governo do PSDB em praça pública.

Não sei se reverterá em votos para Marta Suplicy ou ao PT, mas pelo menos serve de alerta para essa gente idiota de São Paulo. A verdade não é exclusividade da turba tucana.

1 comment:

Anonymous said...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта n-ideias.blogspot.com