Friday, June 06, 2008

As finais que interessam


Embora a imprensa esportiva brasileira só fale das finais da Copa do Brasil e Libertadores, lá fora ninguém está nem aí para esse tal de Corinthians, o excêntrico Sport e o desconhecido Fluminense. Todos querem é saber mesmo sobre as finais da NBA, principal competição de Basckete dos EUA. E não é por menos: segundo a NBA, o jogo será transmitido para 215 países - número maior que o de países que são filiados à ONU, a Organização das Nações Unidas, que tem 192 países na lista de sócios. Aliás, que finais! Boston Celtics e Los Angeles Lakers fizeram um jogo emocionante, que, até a metade do terceiro quarto, estava literalmente empatado.


Essa é a primeira final entre os dois times após 21 anos sem se enfrentarem os play-offs finais. As lembranças que tenho da NBA são de infância. Na escola todo mundo era torcedor do Bulls e do Lakers. Tradicionalmente eu gostava do Lakers e até tinha uma camisa pirata do time. Nunca tinha ouvido falado do Celtics até então.


Mas voltando a partida, o Celtics chegou a perder o capitão Paul Pierce após uma torcida no pé e o jogo ficou paralisado por alguns minutos. Todos pensavam que seria o fim do time de Boston. Entretanto, no quarto período, o Boston Celtics deu uma arrancada impressionante. Contou também com os erros do Lakers, que foram exagerados. Até a última etapa mesmo as falhas das equipes estavam equilibrados. Mas a equipe de Los Angeles foi inferior em quadra, chegou a errar sete arremessos consecutivos e perdeu merecidamente. A partida terminou 98 a 88 para o Celtics.


O capitão do time da casa recuperou-se da contusão e voltou para a quadra faltando um minuto e meio para o final do terceiro quarto. E fez a diferença. A virada do Boston se deu após duas cestas de três seguidas de Paul Pierce, que ao lado do ala Kevin Garnett e Ray Allen, foram os destaques do jogo. Do lado de lá, o dos perdedores, Kobe Bryant e Pau Gasol comeram a bola, mas não conseguiram levar o time à vitória.


Os cestinhas da partida foram:


Kevin Garnett (24 pontos e 13 rebotes) - Celtics

Kobe Bryant (24 pontos) - Lakers

Paul Pierce (22) - Celtics

Ray Allen (19)- Celtics

Pau Gasol (15 pontos e oito rebotes) - Lakers


Esse foi só o primeiro jogo. Nada está definido nos play-offs. Ainda podemos ter mais seis jogos pela frente embora, tradicionalmente o time que eu sai na frente fatura o título da Liga, continuo na torcida pelo Lakers. Sem essa de "Curintia" ou "Flu".

No comments: