Monday, June 09, 2008

Um Ornitorrinco no Bixiga


No último domingo fui assistir ao novo espetáculo do Teatro do Ornitorrinco. A turma de Cacá Rosset retorna aos palcos com mais um clássico de Shakespeare: uma versão circense da comédia A megera domada.

Como é usual dessa galera, eles revisitam um texto clássico e misturam todos os recursos de interação e pirotecnia disponíveis ao teatro moderno. Com tanta acrobacia, troca de cenário, fadas voando, música ao vivo e mulheres seminuas, fica até difícil separar os sarcasmos do texto escrito pelo dramaturgo inglês no século XVI. Embora Shakespeare se revire na cova assim que o primeiro anão dá as caras no palco ou a primeiro “filho da puta” se aventura pela boca de cena com mulheres seminuas, a peça da trupe de Cacá Rosset agrada muito e enche os olhos dos espectadores.

Confesso aos amigos que a primeira peça que vi no teatro sem acompanhamento de pais ou professores foi justamente do Ornitorrinco, em 1998. Na ocasião eles encenavam outro clássico, O Avarento, de Moliére, no teatro do Sesi, na Avenida Paulista. Como aconteceu agora, lembro-me das maravilhosas entradas e saídas de cena daqueles adereços enormes e de rodinha, da trupe de anões e até da cantoria liderada por Cacá.

Desse grupo de atores já passaram gente de muita qualidade como Rosi Campos, Ary França, Ricardo Blat e o saudoso Gerson de Abreu, aquele gordinho que ficou conhecido pelo programa X-Tudo, da Tv Cultura.

A megera domada trás vários vícios de exibição de Cacá Rosset, que trama tudo de forma que ganhe mais destaque a própria Megera, além da interação com o público, presente em todas as montagens dessa turma. De qualquer forma, é uma peça riquíssima (custou 1,5 milhão de reais captados pela Lei Rouanet), que só pode ser montada com um polpudo patrocínio como a Telefônica e a Nossa Caixa, que apóiam esse grupo fundado em 1977. Se ainda não viu A megera domada do Teatro do Ornitorrinco, corra. É o tipo de evento que não ocorre sempre e os ingressos são disputadíssimos. A última montagem do grupo foi há sete anso atrás.

Só uma dica: chegue bem cedo, pois as filas do teatro Sérgio Cardoso são enormes e não primam pela agilidade e bom atendimento.

No comments: